O maior engarrafamento do mundo?

Fresco da experiência “maior aula de judo do mundo”, ocorrida hoje de manhã na baixa do Porto. Nada contra a iniciativa em si, de objectivos mui meritórios. Agora que programem isto para um dia da semana e encravem o trânsito de milhares de condutores, muitos dos quais em trânsito de trabalho, é de um desrespeito total para com os cidadãos.

Milhares de horas de trabalho perdidas. Da minha parte, tive de adiar uma reunião e cheguei tarde a outra. Multipliquemos este descarrilamento de agenda por pelo menos 50% dos veículos, e começamos a ter uma ideia do verdadeiro preço desta iniciativa. O país precisa é de festa à semana, não é verdade? Bem no centro da cidade, pois então? O arco-íris fica bem, neste caso a simbolizar o desvairo fantasioso de quem programa estas acções “públicas”.

De que serve cortar em feriados e sujeitar os cidadãos a estas aleatoriedades? O mesmo no que diz respeito às infinitas situações de impunidade em hora de ponta, como as dos camiões minipreço a fazer descargas nas lojas às 8h45 da manhã, ocupando faixas inteiras, criando engarrafamentos diários na maior das serenidades.
Abismal seria um cômputo das horas de trabalho que se perdem diariamente a nível nacional por este caos de trânsito impune, motivado pela falta de coragem para um efectivo planeamento de circulação urbana. Dava para um mês de feriado.

Que seria bem-vindo, para recuperar deste inferno que é conduzir por entre latas mal paradas, faixas inteiras de carros com e sem piscas, judokas, manobras impossíveis, ilegalidades várias, cargas e descargas, conversinhas do volante para o passeio, condutores a 5 à hora que subitamente aceleram para passar os amarelos feitos vermelhos, peões deambulantes e perpetuamente daltónicos.

A maior aula de judo ajudou ao maior engarrafamento do mundo: ele acontece todas as belas manhãs no nosso país, sem que ninguém lhe ponha mão. Nem autoridades, nem cidadãos. Haja paciência, não vejo outra solução senão respirar fundo e seguir gincana adiante.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s