A Emergência Fashion

coletefashion

O vídeo da TAP das “regras de segurança a bordo”, a passar actualmente nos voos, é insuportável de equivocado. Quer ser giro, inclusivo, irreverente, uau. Tem crianças larocas, vozinhas mimadas, multilusófonos, sotaques nacionais e internacionais, piadinhas sonsas, muito sorriso, muitas famelgas felizes em férias a achar o voo da TAP o máximo.

Era suposto ser um vídeo de instruções de segurança e emergência: claras, inequívocas, prontamente decifráveis. Mas em vez de cumprir esta sua função, resolveu armar-se em spot de promoção de novela kitsch ou um daqueles anúncios em que um puto reguila explica aos pais as vantagens nutritivas do ovo de chocolate Kinder ou do iogurte com brinde, e nos pisca o olho no fim.

O enredo quotidiano português já tende irremediavelmente para a infantilidade, e esta pérola reforça a tendência: vozes giras, muitas cores, colete salva-vidas apelidado de “fashion”. Não estou a inventar.

Imagino que a ideia seria a de por o pessoal a prestar atenção pela centésima vez ao facto de que, em caso de des-pressurização, as máscaras de oxigénio cairão automaticamente. Mas quem viaja com frequência já o sabe de cor, e quem viaja pela primeira vez estará atento, qualquer que seja a natureza do vídeo.

Suponho que passar esta informação seja um imperativo legal: torná-la numa imbecilidade é que já será facultativo.

E ainda por cima passam-no aos berros.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s