Kitty Cam

O “Canal de História Portugal”, em parceria com uns designers de moda, decidiu que o Camões (a estátua situada no largo homónimo em Lisboa) precisa de “uma mudança de visual”. O Público noticia/anuncia.

Escrevia eu ontem na página FB dos ditos cujos que se lembraram de mais este concurso aberrante: “gravitas” é, tragicamente, um conceito em extinção. O comentário foi eliminado, claro – não era giro, cool, look, visual, design, mais votado, criativo.

camoes

Esta onda de infantilização da cultura e da sociedade está a atingir raias de enfermidade… Deixem o Camões em paz, ícone de memória, porta de decifração e interpretação histórica. O problema é que esta onda “dancin’ days” destrói essa possibilidade de decifração: transforma TUDO em matéria-prima intermutável de alucinação, Hello Kitty bacocos, porta-vozes de densidade histórica e metafórica assim reduzidos a cangalhada kitsch.

url

Vejam o Tutu Project como antídoto: um homem vestindo apenas um tutu cor de rosa contempla a estátua gigante de Abraham Lincoln. A efemeridade, vulnerabilidade e o inevitável exotismo da sua condição enfrentam a grandiosidade histórica, a consciência da nossa condição residual face à voracidade do Tempo. A imagem integra uma campanha de sensibilização pública para o flagelo do cancro da mama, e o homem abdica do seu proverbial orgulho de masculinidade para, em gesto de solidariedade, se assumir como ser feminino. Nada podia ser mais heróico, mais distante do kitsch.

P.S.: há algo de extraordinário no regulamento do dito concurso. Cito: “Em caso de interposição de ações [SIC] judiciais, os participantes aceitam submeter-se à jurisdição dos juízes e tribunais da cidade de MADRID […]”.

Camões cantava a heroicidade desta mui nobre pátria, e é reconhecido como o poeta por excelência da nossa nacionalidade; este concurso entrega-o aos tribunais espanhóis. Nada contra a Ibéria, pelo contrário, mas a ironia deste jogo de bastidores em redor deste ícone nacional é no mínimo deliciosa.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s