Que vergonha, Leonilde!

optimuswar

Alguém me pode esclarecer? Em que é que a História de Portugal do Séc.XX tem a ver com telemóveis? Versão “carinhas larocas” de um Século marcado por tudo menos por esta onda hiper-conformista. Mais ainda ao som da versão “gaja do magnum” da Leonilde dos Beatles, e a acabar com um erro de sintaxe. Os anúncios da Optimus estão cada vez mais insuportáveis.

A ideia subjacente é medonha: o pessoal do século XX não se entendeu porque não havia telemóveis Optimus. Mas já era fantástico ser tuga, com os futebolistas e as amálias do costume: tugas logo fofos, a julgar pela selecção de imagens do anúncio. Lá vão os soldadinhos prá Primeira Guerra, tadinhos, que giros, tão “antigamente”, tão preto e branco, tão sem Optimus… Para quem duvide: a edição de vídeo é infinitamente mais cirúrgica que o Photoshop, e neste caso corta as veias ao património histórico num delírio revisionista em estilo Morangos com Açúcar.

Agora andam aí uns anúncios-sequelas deste onde os veteranos confraternizam via tarifário low-cost. Na ausência de futuro (vide descalabro europeu), regressa-se a um passado de folhetim.

Portanto: a 1ª Guerra Mundial aconteceu porque os soldados não tinham rede (na altura a cobertura 3G não era o que é hoje). Se tivessem telemóveis Optimus já não tinha havido guerra, porque ó leonilde is love.

Num país decente isto dava direito a boicote: usar imagens de soldados (alguns dos quais seguramente não regressaram) como prelúdio à mais recente encenação da onda hiper-conformista tem um nome: imoral.

A seu tempo, e o tempo permitindo, tentarei dissecar um pouco mais, resgatando a convicção de que esta onda “ser humano bonsai” é uma espécie de stress pós-traumático de uma guerra ainda por se revelar.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s