Arqueologia magnética

confidencias

Hoje descobri, no meio de coisas arquivadas, uma gravação com algum valor histórico: cerca de 15 minutos de Mler Ife Dada ao vivo no Porto, em 21 de Dezembro de 1985. Na sala do TUP, onde agora se situa o recente edifício de Ciências Biomédicas da Universidade do Porto.

A gravação tem tudo contra: é gravada em mono, de uma emissão pirata local (“Rádio Delírio”), entremeada constantemente por uma voz de locutora. O concerto foi transmitido no dia seguinte à sua realização, e eu inadvertidamente só me dei pela sua transmissão já na recta final. Gravei três temas no meu então sistema de som, um Sanyo pobre de som manhoso, era o que havia. Mas pronto: terá algum do tal valor histórico.

Na véspera tinha sido uma euforia, no concerto ele mesmo. A Anabela estreava-se na banda em solo portuense, depois de um fim anunciado como consequência da saída dos anteriores vocalista (Filipe Meireles) e guitarrista (Kim). O carisma da nova voz arrebatou de imediato a audiência, e a relação emotiva só parou depois de Anabela bater com a porta, meia década volvida.

Ou seja: querem ouvir a Anabela a cantar o Zimpó, e o Nuno Rebelo a cantar o Spring Swing? E múltiplas vicissitudes de uma era de concertos informais, transparentes, a antítese da alucinação… Bateristas que fogem a meio, desafinanços próprios de reportório em consolidação, audiência de tribos híbridas, sôfrega da música que se fazia. Longe eu de imaginar, à data da gravação, que resgataria um resíduo de História. Aqui o têm.

(imagem retirada do fanzine Confidências do Exílio, de Dezembro de 1985, uma bíblia da contra-cultura da época. Fragmentos dactilográficos de Eduardo Pinto, arranjo gráfico de Luís Freixo e Marcos Allen).

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s