Protocolo e emergência

varoufakis Tem-se falado nas últimas horas desta imagem que apresenta o Ministro das Finanças grego sentado no chão do parlamento enquanto o Primeiro-Ministro intervém. Alguns criticam a informalidade, que consideram gratuita. Curiosamente, acho a imagem icónica. Galvaniza a urgência de a política “descer à terra”, abandonar o protocolo estrangulador e engravatado de modo a arregaçar as mangas com problemas reais em mãos. A gravata e o protocolo têm sido a face visível do descalabro financeiro e especulativo que nos tem sacrificado a utopia do pós-guerra. Regressemos à terra, então: é isso que vejo nesta imagem. Um acto simbólico de humildade e re-aproximação é também o que tem faltado a tantos dos nossos governantes mundiais.

Não sou particularmente anti-gravata, e concordo que tudo tem o seu contexto. Mas que a Europa está a mudar está, e de que maneira – e estas imagens podem dar indícios dessa mudança e informar além dos seus contextos. Em 2015, assusta-me muito mais ver o privilégio e a pompa cegamente sentados no seu trono de sempre.

Sem enunciar questões políticas específicas, acredito que uma ideologia se traduz sempre na forma, e dela se alimenta. Logo, se as ideologias se estão a movimentar, é natural que ensaiem outras formas. Por outras palavras: acredito que o que vemos aqui não é só ego/estilo do Ministro Varoufakis, é uma imagem do nosso tempo.

Advertisements